8 Razões para plantar árvores e preservar as plantas

 

1- As plantas reduzem a concentração de CO2 do ar. Liberam O2.

Captam o dióxido de carbono da atmosfera, que é um dos gases que agravam o efeito estufa.

 

2- Reduzem a contaminação:

As plantas absorvem compostos orgânicos voláteis e outros contaminantes do ar nocivos ao ser humano A Nasa chegou a fazer uma pesquisa em que em um ambiente fechado eram colocados 300 compostos orgânicos voláteis e plantas em vasos. Depois de um determinado tempo isolados, esta quantidade foi reduzida a zero. Além dos COVs, as plantas absorvem o dióxido de carbono transformando em oxigênio, renovando o ar que respiramos.

3- Conforto térmico:

As árvores refrescam ambientes quentes através da evapotranspiração e da sombra. A presença de vegetação em um ambiente tem a capacidade de amenizar as grandes variações de temperatura. É notável a diferença de temperatura onde há vegetação. No caso de temperaturas frias, a presença de árvores protege a vegetação ao seu redor de ventos e geadas.

 

4- Isolamento acústico:

As plantas também são ótimas para diminuir ruídos. Algumas espécies que formam cercas vivas fechadas tem boa capacidade de isolar ondas sonoras. Em lugares fechados elas abafam o som, diminuindo a reverberação excessiva.

 

5- São pequenos ecossistemas:

Cada árvore funciona como um verdadeiro ecossistema, pois sobre ela vivem pássaros, insetos e outros vegetais que interagem entre si. Quando uma árvore é cortada, outros seres vivos que a habitavam ou dependiam dela desaparecem.

 

6- Participam do ciclo da água:

As raízes retêm água da chuva, permitindo que esta se infiltre lentamente pelo solo até os lençóis freáticos e que chegue lentamente até os rios, mantendo o nível estável, evitando secas e inundações.

 

7- Protegem o solo:

As árvores reduzem a erosão e a degradação do solo, que é um recurso natural finito e não renovável.

 

8- Produzem sensação de bem estar:

Quando vamos a parques ou estamos em contato com a natureza nos sentimos melhores, visto que vivemos excessivamente rodeados de cimento no dia a dia. Já foi comprovado que pessoas doentes que tinham plantas ao seu redor tiveram uma recuperação mais rápida que outros na mesma condição porém em ambientes sem plantas. A universidade de Vancouver constatou um aumento no rendimento da ordem de 12% em pessoas que trabalhavam em escritórios com plantas.

28 de março de 2017|Novidades, Paisagismo|

Deixar Um Comentário