Como fazer a manutenção em áreas de paisagismo?

Ao contrário das outras obras de engenharia, um projeto de paisagismo é dinâmico no tempo. Diferente das estruturas de concreto, um jardim precisa de manutenção constante para que o seu desenvolvimento seja guiado para a beleza e praticidade desejada.

Para a manutenção de um jardim é necessário conhecimento técnico, pois todo o esforço com jardinagem pode ser em vão. São necessárias podas de árvores e arbustos; corte de grama; adubações, controle de pragas e doenças e recolhimento de resíduos. Cada espécie possui suas particularidades quanto à manutenção e nesse ponto o Know-how e a experiência contam muito. Podemos fazer algumas generalizações quanto à manutenção de jardins, mas é sempre mais eficiente contar com o auxílio de uma empresa especializada.

Quando pensamos em manutenção de gramados, pensamos principalmente no corte mas o que pouco sabem é que esse é o procedimento mais importante e mais delicado. Para manter os gramados bonitos precisamos saber que:

 

  • Cada tipo de grama tem o seu tamanho de corte ideal. Por exemplo a grama São Carlos deve ser cortada à 2,5 cm, e se o corte for mais drástico, o gramado pode ficar fraco e morrer, seja pela falta de superfície foliar, ou pelo corte das gemas apicais da planta;
  • Não devemos deixar o gramado crescer demais e cortá-lo baixo de uma vez, pois a perda repentina de maior parte da área foliar estressará a planta, sendo indicado no máximo o corte de ⅓ do tamanho total da planta;
  • Normalmente é necessário rastelar a grama cortada porque a palhada sobre a superfície pode ser espessa ao ponto de dificultar a oxigenação do solo, também sendo prejudicial;
  • Gramados devem ser adubados regularmente com adubação potássica antes do inverno e nitrogenada no começo da primavera.

Quanto à poda das árvores precisamos considerar que:

  • A poda precisa melhorar a aeração e iluminação no interior da copa;
  • As árvores devem ser cortadas nos meses de inverno, com raras exceções;
  • A poda deve respeitar um formato estético que combine com o estilo do jardim;
  • A adubação nitrogenada estimula o crescimento das plantas e se a mesma for muito alta, surgirão muitos galhos que precisarão ser podados.

 

O surgimento de pragas e doenças ocorre quando o ambiente ou a sua planta estão em desequilíbrio, seja climático ou nutricional. Se você não conduz a poda e a adubação de modo correto, sua planta provavelmente terá problemas. Para sanar o seu problema, será necessário ajuda especializada que poderá lhe oferecer algumas soluções, seja nos manejos de poda e adubação já citados, na irrigação ou até mesmo sendo necessária a indicação de defensivos agrícolas, os quais precisam de receituário agronômico e supervisão de um profissional da área.

Manter um jardim pode representar um custo elevado. O primeiro passo para diminuir a necessidade de manutenções é começar com o planejamento adequado da instalação do jardim, ou seja, um bom projeto de paisagismo. Um profissional da área com certeza lhe indicará as melhores plantas para a sua região, assim como para cada espaço dentro do terreno de modo a reduzir ao máximo as manutenções. É necessário ter claro que a necessidade de manutenções podem ser reduzidas mas não eliminada. Para jardins pequenos, as manutenções poderão ser feitas por jardineiros ou até por você mesmo, mas em áreas com largas extensões, como em empresas e parques é interessante contratar mão-de-obra especializada devido à experiência, ferramentas e rapidez do serviço. A Arte Vegetal oferece o serviço de manutenção para grandes áreas. Solicite um orçamento!

16 de novembro de 2017|Sem categoria|

Deixar Um Comentário