Burle Marx

Resultado de imagem para burle marx sitio

Roberto Burle Marx (1909-1994) , paisagista renomado internacionalmente, nasceu em São Paulo. Filho de pai alemão (seu avô era primo de Karl Marx) e mãe pernambucana, iniciou desde cedo na jardinagem e música por influência da mãe. Aos 8 anos já tinha uma coleção de plantas.

Em 1919, passa a morar em uma chácara no Leme – RJ.

Em 1928, por uma doença nos olhos, a família se mudou pra Alemanha em busca de tratamento. Lá ele teve contato com obras de artistas como Van Gogh e Picasso, que lhe impressionou bastante e o levou a decisão de estudar pintura.

Voltando ao Brasil, em 1930, ingressa no curso de pintura da Escola de Belas Artes do RJ. Na Universidade ele conhece nomes importantes da arquitetura moderna brasileira, como Oscar Niemeyer, que viriam a trabalhar junto em muitas obras.

Organizou diversas expedições pelo Brasil para coletar plantas nativas, cultivar e introduzir no paisagismo. Seu sítio é um museu vivo de visitação obrigatória para os amantes do paisagismo. Abriga em 36ha mais de 3500 espécies, sendo 700 só de filodendros.

Revolucionou o paisagismo, sendo reconhecido mundialmente como um dos maiores paisagistas por criar um estilo único, utilizando a flora tropical.

Algumas obras:

blogportobello-burle-marx-paisagismo-jardim-residencia-gilberto-strunckresidencia-casellatumblr_lzpgfuwu0m1qh980ao1_1280sitio-roberto-burle-marx-rio-2arq_79190aterro-do-flamengo-burle-marxbiscayne_blvdeixo monumentalbrule-marx-21-1333x750burle-marxburle-marx-gorete-colaco-121robert-burle-marx-day-trips-from-rio-de-janeiro-things-to-do-in-rio

 

 

 

 

19 de setembro de 2016|Paisagismo|

Deixar Um Comentário